GALERIA-LABORATÓRIO

GALERIA/LABORATÓRIO: a Galeria da FAV como espaço de formação artística e plataforma de pesquisa de discentes, técnicos e docentes da UFG (PI05220-2021)

O presente projeto visa a continuidade das ações realizadas pela Galeria da FAV, espaço criado em maio de 2002 com objetivo de atuar na formação artística de estudantes e docentes da UFG. Abordada como laboratório, atualiza tal objetivo, para tratar a exposição de arte e todos os mecanismos e recursos inerentes ao seu pensamento e construção, como lugar de formação, experimentações e também como pesquisa.
Neste sentido, o projeto pretende fomentar pesquisas de docentes, técnicos e discentes que contribuam para a ampliação dos campos artísticos através de estudos das exposições já realizadas ou a realizar-se.
Debruça-se sobretudo, em pesquisa que estão relacionadas às práticas e processos de criação, aos exercícios curatoriais, ao design de exposições (expografia), a montagem da obra, a mediação de exposições e ações educativas, a circulação da obra de arte, aos sistemas artísticos, aos arquivos e documentações, acervos e catálogos produzidos pela galeria e outros documentos de pesquisa que narram as histórias das exposições, para abordar assuntos e interesses amplos.
Assim, o projeto corrobora para a compreensão da Galeria Universitária de Arte não só como espaço de uma exposição, mas a exposição em si (e todo campo que engloba e dela emerge) enquanto pesquisa e lugar de formação artística. Neste sentido o propósito passa a ser o se debruçar sobre as elaborações e estudos das exposições, bem como, os modos de concepção e demais ações e reflexões inerentes e/ou decorrentes das mesmas, tendo estas sido (ou a serem) produzidas pela Galeria da FAV por meio de curadorias próprias, selecionadas em Editais anuais de projetos de exposição, e/ou ainda através de convites a artistas, grupos e coletivos de arte no Estado de Goiás e em todo território nacional.