Sementes Sertanejas

As sementes, como os corpos, migram, mudam, transitam por múltiplos tempos, espaços e territórios possibilitando tecer histórias. Como a vida, a história não pode ser pensada como um processo linear; é preciso reconstruí-la, recuperando e colocando nossos lugares de fala, nos entendendo como corpos atravessados pelo cotidiano, o político, o pessoal, o coletivo, os afetos, as memórias, os sonhos, as margens onde as experiências de vida não hegemônicas estão carregadas de resistência e resiliência. Como lembra a socióloga boliviana Silvia Rivera Cusicanqui (2018) “nada seria possível se a gente não desejasse o impossível”. É justamente esse compromisso com o desejo, com a criação de novas narrativas e com o reconhecimento do ser afetado em suas diferentes dimensões que a exposição Sementes Sertanejas se propõe a compartilhar. Sujeitas/sujeitos políticos artistas com diversas pesquisas técnicas e poéticas visuais, que tem habitado diferentes territórios do Brasil e que se encontram num espaço expositivo, também escola de arte, quilombo cultural, nos convívios cotidianos, compartilhando comidas, estudos e práticas artísticas, fortalecendo vínculos que semeiam sementes que se expandem nas dimensões pessoais e coletivas.

Sementes Sertanejas é composta por 15 artistas que são enraizados em vários estados brasileiros - como Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Bahia, Tocantins, Minas Gerais, e fora do país, Honduras - e ramificaram-se por entre as terras e águas, até chegar ao Sertão Negro Ateliê e Escola de Artes. Sementes que imaginam outros mundos possíveis onde a ancestralidade de matriz africana faz parte da história, onde à hegemonia cisheterossexual é questionada, onde corpos ausentes se tornam presentes através da memória e dos sonhos, entendendo essas outras dimensões mentais como comunicação entre passado, presente e futuro. Em suas pesquisas, as artistas e os artistas, buscam dar contorno às “corporalidades inscritas por feridas histórica e socialmente constitutivas do mundo como nos foi dado conhecer” (MOMBAÇA, 2021); e assim, pintam as identidades apagadas, dizem dos corpos violentados, adentram a espiritualidade, costuram o feminino e os sonhos, propõem outras masculinidades para habitarem, falam das potências políticas dos afetos e das relações sociais.

A proposta que apresentamos se dá na imersão de processos poéticos e políticos no lugar de acolhimento e celebração do quilombo Sertão Negro, compreendendo que fazemos parte de um caminho percorrido e a percorrer. A exposição Sementes Sertanejas apresenta um recorte dos nossos encantamentos e desejos nesse mocambo, regidos por um solo que ensina, pulsa e gera, e pela sabedoria ao compartilhar os nutrientes desse terreno abundante e ensolarado, com novos movimentos, mudanças e migrações a serem enfrentadas.

Texto curatorial:
Sertão Negro

Artistas participantes

Abraão Veloso

Augusto Cesar

Eve Cruvinel

Gabriela Chaves

Genor Sales

Jhony Aguiar

lía vallejo

Lucélia Maciel

Manuela Costa Silva