SOPHIA PINHEIRO

SOPHIA PINHEIRO foi a terceira artista do OCUPA VIRTUAL em 2021.

De 08 a 14 de março, a artista assumiu a plataforma do Instagram da Galeria da FAV.

Durante este período ela esteve logada e realizou suas publicações no feed, stories, igtv e respondeu as mensagens e comentários destinados à ela. abre a terceira semana do nosso Ocupa Virtual.

.

@sophiaxpinheiro é pensadora visual, interessada nas políticas e poéticas visuais, do corpo, marcadores da diferença e decolonialidade, principalmente em contextos étnicos, gênero e sexualidade. Artista visual, doutoranda em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF), mestre em Antropologia Social (PPGAS-UFG). Atua principalmente nas seguintes áreas: artes visuais; processos de criação, práticas e pesquisas artísticas; ilustração; cerâmica; gravura; design gráfico; arte & tecnologia; vídeoarte; audiovisual e cinema; antropologia visual. Participa do grupo de pesquisa Documentário e Fronteiras, é professora da Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro na matéria Cinemas de Invenção. Escreve e tem poemas publicados na Antologia "Quem dera o sangue fosse só o da menstruação" (Editora Urutau, 2019) e em revistas no Brasil e Portugal, faz parte do Movimento Respeita! coalizão de poetas.

Entre 2008 e 2016 era uma das coordenadoras e cocriadora do Coletivo FAKE FAKE, em Goiás, coletivo de formação e práticas artísticas-pedagógicas em torno do desenho. Foi uma das artistas convidadas para o IMS Quarentena - Programa Convida (2020) com a obra Nhemongueta Kunhã Mbaraete, codirigida com Graciela Guarani, Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Michele Kaiowá, uma obra-processo de 16 vídeo-cartas comissionada pelo Instituto Moreira Salles durante a pandemia de Covid-19. Foi artista bolsista do programa Formação e Deformação - Emergência e Resistência 2019 da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ). Atualmente circula em festivais de cinema nacionais e internacionais com seu primeiro média-metragem TEKO HAXY - ser imperfeita codirigido com a cineasta Mbyá-Guarani Patrícia Ferreira Pará Yxapy e com a obra Nhemongueta Kunhã Mbaraete.

Ganhou prêmios como artista visual e cineasta, seus trabalhos em Artes Visuais já foram expostos no nordeste, sudeste e centro-oeste brasileiros além de países como Argentina, Paraguai, Espanha e Alemanha. Em 2018 realizou sua primeira exposição individual MÁTRIA em Barcelona (ES).

GALERIA DA FAV (@galeriadafav) • OCUPA SOPHIA PINHEIRO

sophia 1