Ocupa Virtual
“OCUPA VIRTUAL” é uma ação [temporária e ao mesmo tempo permanente] que acontece nas redes sociais utilizando-se da conta e perfil @galeriadafav no Instagram.
O “OCUPA VIRTUAL” lida com as noções de “ocupação artística” e “takeover’’ para ressaltar o posicionamento curatorial da ação proposta. Ao ser pensada como uma ocupação virtual, trata a Galeria de Arte como Laboratório, as instâncias curadoria, montagem, expografia, divulgação, circulação, dentre outras etapas necessárias à realização da exposição como instâncias processuais.
Como Laboratório, lida com concepções e ideias de processos, mais que com as noções de resultados. A exposição de arte e todos os mecanismos e recursos inerentes ao seu pensamento e construção são entendidas como lugar de formação, experimentações e também como pesquisa, fomentando pesquisas de docentes, técnicos e discentes, contribuindo para a ampliação dos campos artísticos através de estudos de exposições realizadas ou a realizar-se. Na Galeria/Laboratório, as pesquisas formulam brechas para descobertas; geram canais de investigação da obra, etapas ligadas ao seu fazer e a sua exposição, abrindo canais para o diálogo entre estudantes, professores, artistas e público.
Já o termo takeover é incorporado como uma estratégia forte da ação, lançando o convite para que artistas assumam o controle da conta da galeria, apropriando-se de forma provisória de uma de suas redes sociais e ocupando este espaço virtual durante o período previamente acordado.
A proposta de ocupação das redes sociais foi esboçada em maio de 2020, num momento marcado por fragilidades, medos e dificuldades ocasionadas com a chegada do vírus Sars Cov2 (COVID-19) no Brasil, e das diversas tentativas de respostas da Universidade à crise sanitária, e aqui, em específico, da Galeria da FAV, como alternativa frente a impossibilidade de visitação presencial, diante do fechamento dos espaços expositivos nas instituições públicas e privadas de ensino e cultura reservados às exposições de arte.
A primeira edição virtual da ação foi realizada em setembro de 2020, quatro meses após as primeiras conversas entre a equipe da galeria e artistas contemplados no Edital de Exposição Nacional da Galeria e que tiveram suas exposições presenciais suspensas por conta da paralisação das atividades presenciais da UFG em 2020.