-

EXPOSIÇÃO GEOGRAFIAS SENSIVEIS

A exposição Geografias sensíveis: paisagens, territórios, fronteiras proposta pelos artistas Nikoleta Kerinska, Ronaldo Macedo Brandão, Tatiana Ferraz, Beatriz Rauscher, Rodrigo Freitas, abre a programação anual de exposições e atividades da Galeria da FAV para 2020.

A abertura da exposição está marcada para dia 12 de março as 10h30, na Galeria da FAV e contará com a presença dos artistas. No mesmo dia, às 13h30 no Auditório da FAV, acontece o Colóquio Geografias Sensiveis, que propõe um encontro voltado à reflexão crítica e transdisciciplinar sobre experiências que se relacionam intensamente com paisagens, territórios, fronteiras e lugares específicos. As mesas contarão com pesquisadores artistas professores da FAV, FEFD e IESA/UFG, IA/UFU e IFG (Campus Goiás)

Inscrições no local com emissão de certificado de participação.

(clique para mais informações sobre o Colóquio).  

 

Sobre a Exposição Geografias sensíveis: paisagens, territórios, fronteiras

A proposta de exposição ‘Geografias sensíveis: paisagens, territórios, fronteiras’ reúne cinco artistas, professores do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia, que mesmo com trajetórias poéticas distintas, encontram afinidades em suas inquietações sobre o mundo contemporâneo, elaboradas em projetos e ações a partir da pesquisa em arte, sob um viés prático-teórico. 

Num primeiro olhar, cada um dos trabalhos se refere à percepção de diversos fenômenos espaciais, o que evidencia as relações entre paisagem, território e fronteira. Além dessa breve aproximação em relação aos trabalhos, a paisagem é abordada como uma construção do sujeito em trânsito; o território, como a soma de acontecimentos; e a fronteira, como um fragmento da realidade, ao mesmo tempo metafórico e fictício. 

 

Tatiana FerrazSérie Jardins Suspensos, 2019madeira laqueada, argamassa armada e metal, dimensões variadas.
Tatiana Ferraz
Série Jardins Suspensos. 2019
Titulo da série: Corpo em QuedaAutor: Ronaldo Macedo Brandãoano 201594 x 109 cmFotografia, impressão jato de tinta sobre papel
Corpo em Queda
Ronaldo Macedo Brandão. 2015

 

Se na arte contemporânea as noções de ‘território’, ‘fronteira’ e ‘trânsito’ são evocados frequentemente para demarcar posicionamentos críticos em relação às determinações espaciais entre público e privado, às relações de poder e exclusão em territórios urbanos, aos tratados políticos de fronteira, aos fluxos migratórios, exílios e outras situações geopolíticas, na perspectiva do processo criativo, essas noções podem operar como metodologias. Exemplo disso é o trânsito constante entre linguagens e mídias, a porosidade das fronteiras das categorias artísticas, ou ainda, nas justaposições entre teoria e prática na reconstituição permanente do próprio território de arte.

O projeto de exposição ‘Geografias sensíveis: paisagens, territórios e fronteiras’ se alimenta do desejo e da necessidade de tratar dessa dupla articulação de noções, consideradas determinantes no início desse século e fundamentais na estruturação de um debate ‘geo-(po)ético’".

 

Beatriz Rauscher. Série: paisagens do asfalto. fotografias [Impressão a base de pigmento mineral em papel algodão] 50x30 cm, 2017- 2018.
Beatriz Rauscher. Paisagens do asfalto. 2017- 2018.

 

A exposição “Geografias sensíveis: paisagens, territórios, fronteiras” foi selecionada pelo edital de Exposições da Galeria da FAV 2020.
 
Informações:
Abertura: 12 de março, quinta-feira, às 10h30.
Visitação: de 12 de março à 08 de abril 2020.
Segunda a sexta das 08h30 as 12h / 13h as 17h.
-
-
Colóquio Geografias Sensiveis
12 de março, quinta-feira, das 13h30 as 17h30.
 
 
GALERIA DA FAV - UFG
Coordenação: Prof. Glayson Arcanjo

Conselho Gestor
Profª. Drª Eliane Chaud
Profª. Drª Gisele Costa
Prof. Dr. Paulo Henrique Feitosa
Prof. Dr Odinaldo Costa
Prof. Dr. Wolney Fernandes

AVENIDA ESPERANÇA S/N, CÂMPUS SAMAMBAIA.
Contato: 62 3521 1445
Instagram: galeriadafav
Facebook: galeriadafav

Categorias: Exposicao