Projeto &

Por Galeria da FAV

& resulta de intersecções que se deram naturalmente nos trabalhos de Gabriel Pessoto, Maria Livman, e Thais Stoklos. Percebemos compartilhar um interesse temático que compreende o ritual do matrimônio, a construção de imaginário ao redor desse contrato entre dois corpos/ indivíduos e expectativas/sonhos românticos para um lar e vida a dois. Além de apresentarmos trabalhos da pesquisa individual de cada artista, algumas peças foram desenvolvidas coletivamente especialmente para o projeto.

O casamento é uma das maiores instituições dentro da configuração cultural na qual vivemos, atravessando gerações, vivências e respingando (um bocado) no nosso entendimento das relações e das manifestações estéticas envolvidas nesta união e construção de um domicílio conjugal. Embora os trabalhos dialoguem por conta da temática, as abordagens oferecem diferentes caminhos, aproximações e perspectivas sobre essa comunhão. A festa de casamento, evento estético e performativo, é o ponto de partida para alguns trabalhos.

As porcelanas confeitadas de Maria Livman lançam um olhar sobre uma visualidade tradicional reforçada por memórias afetivas e iconográficas que auxiliaram na construção de um repertório de imagens matrimoniais.

Thais Stoklos explora, principalmente, a ideia de união entre dois corpos, que pode ser simbólica ou física. Objetos cotidianos são descontextualizados e reorganizados. Unindo esses objetos em pares, a artista cria peças que lidam com a junção enquanto procedimento para criar uma nova forma e fisicalidade, um terceiro corpo diferente dos outros dois implicados.

Gabriel Pessoto apresenta uma série de artigos de cama, mesa e banho costurados em papel manilha. Além de discutir a questão de gênero associada ao enxoval, tarefa historicamente atrelada aos fazeres manuais “femininos”, trata de sexualidades dissidentes que não tem um modelo de sonho romântico a ser realizado dentro de uma perspectiva cultural heteronormativa.

Ainda que seja inevitável tecer comentários críticos, pretendemos abordar a questão com respeito, sensibilidade e bom humor. Nossa abordagem não se propõe a apontar dedos ou destruir a instituição, embora entendamos todas as complexidades envolvidas nesse contrato social e questões que precisam ser revistas. Deslocar os objetos do seu contexto, misturá-los, retomar vestígios de um passado recente são alguns dos nossos procedimentos e maneiras de

provocar o espectador a experimentar a beleza e a tragédia envolvidas nisso tudo

 

- Gabriel Pessoto, Maria Livman, Thais Stoklos, Carolina Cherubini, Mariani Pessoa, Tulio Costa

 

 

Artistas participantes:

 

Gabriel Pessoto, Maria Livman, Thais Stoklos, Carolina Cherubini, Mariani Pessoa, Tulio Costa