Sintomas Estéticos do Plural
A galeria da FAV acolhe, em sua segunda edição, a exposição Sintomas Estéticos do Plural 2, que reúne uma seleção de trabalhos de professores artistas e pesquisadores do curso de Artes Visuais. Sua proposta curatorial é norteada a partir de um ponto de vista plural, multi temático e aberto a várias mídias. Oferecendo, assim, ao visitante, um conjunto heterogêneo e fragmentado em que as obras relacionam-se umas com as outras por várias possibilidades de diálogos.
A proposta curatorial reflete a ideia de estruturar e distribuir as obras em um cubo com forte ascendência cenográfica, seguindo alguns eixos delimitados acerca de inquietações plásticas e estéticas contemporâneas, tocando os sentidos da percepção tais como a audição, o tato e o olfato. É portanto, uma abertura para muitas interpretações e, nesse sentido, ela pode ser lida como um mapa.
Seus contornos virtuais delimitam verdadeiros arquipélagos poéticos singulares e reformulam o espaço utópico do sonho: livre, sensível, profícuo, às vezes sombrio. Tal o barco ébrio rimbaudiano, é um mundo flutuante, que oscila entre contemplação, reflexão e posição delimitada pelo corpo do observador. É justamente o que legitima hoje em dia qualquer postura de ocupação, da margem ao centro, em suas diversas formas de expressão. Em um época particularmente saudosista, nada melhor expressar o choque do qual surge o desperto, necessária catarse de livre resistência estética diante do pensamento único coercitivo.
Trecho do texto "Mapeamentos estéticos dos afetos", de Samuel de Jesus
VEJA O E-BOOK DA EXPOSIÇÃO: https://issuu.com/galeriadafav/docs/cat__logo_sintomas_-_visualiza____o
Curadoria: Rubens Pileggi e Selma Parreira
Participantes: Adriana Mendonça, Anahy Jorge, Edgar Franco, Eliane Chaud, Glayson Arcanjo, José Cesar Teatini Clímaco (ZéCésar), Marcos Soares, Manoela dos Anjos, Maria Tereza Gomes, Odinaldo da Costa, Patrícia Godoy, Patrícia Osses, Rubens Pileggi e Selma Parreira
Período: de 10 de outubro a 15 de novembro de 2017