Selma Parreira

Buriti- Alegre, Goiás, 1955.
Vive e trabalha em Goiânia, GO.

selmarparreira@hotmail.com
www.selmaparreira.com.br

Formação:
Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 1993. Licenciada em Desenho e Plástica pela UFG (1980) tem especialização em Gravura pelo Instituto Allende, Guanajuato, México.

Trabalha com pintura desde os anos 80. Participou de vários Salões, dentre eles o III Salão de Pintura Brasil-Japão da Fundação Mokiti Okada recebendo o Prêmio Pintura. Realizou exposições individuais em várias capitais brasileiras tais como Brasília, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. Dentre as diversas coletivas participou da BR80-Pintura Brasil, Instituto Itaú Cultural; Mitos e Territórios (2003-2004, como artista e coordenadora do projeto) em Porto Alegre, Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo. Participou, ainda, em 2003, do 3º Salão Nacional de Arte de Goiás e em 2004  do Salão CELG recebendo também o Premio Pintura. Em 2005  participou  da exposição Fotografia Goiana Contemporânea, realizada em Brasília e em Goiânia.
Em 2006 apresentou a individual Lugares Seguros, Galeria Marina Potrich (Goiânia, GO) e participou da coletiva Água e Memória na Cidade de Goiás como parte da programação do VIII Festival Internacional de Cinema Ambiental (Goiás Velho, GO).

Sua trajetória profissional e dados adicionais podem ser encontrados no site www.selmaparreira.com.br

Individuais:
2007
 O Jantar, Museu Universitário, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG. 3º Festicine, Goiânia, GO.
2006 Lugares Seguros, Galeria Marina Potrich, Goiânia, GO.
2004 Sobre as Paisagens Imensas, Fundação Jaime Câmara, Goiânia, GO.
2002 Velar e Revelar, Galeria da FAV, UFG, Goiânia, GO; Galeria Referência, Brasília, DF.

Coletivas:
 Hodiernos, Arte Contemporânea de Goiás, Espaço Piloto, Brasília, DF.
2005 Fotografia Goiana Contemporânea, Galeria Rubem Valentim, Brasília; Galeria da FAV, UFG, Goiânia, GO. Água e Memória, Cidade de Goiás, GO. Acervo: doações recentes, Galeria da FAV, UFG, Goiânia, GO.
2003
 3º Salão Nacional de Arte de Goiás Prêmio Flamboyant, Goiânia, GO. Mitos e Territórios, Casa Mario Quintana, Porto Alegre; Museu de Arte Contemporânea, Goiânia, GO; Conservatório de Música da UFMG, Belo Horizonte; Museu de Arte Contemporânea, USP, São Paulo, SP.
1990 BR80-Pintura Brasil, Instituto Itaú Cultural

Prêmios:
 Medalha de Mérito Cultural Artes Visuais, Prêmio Jaburu, Goiânia, GO.
1993 2ª Bienal de Artes de Goiás, Museu de Arte Contemporânea, Goiânia, GO.

Guardados

Da série “Guardados”