Adriana Mendonça, Anahy Jorge, Edgar Franco, Eliane Chaud, Glayson Arcanjo, José Cesar Teatini Clímaco (ZéCésar), Marcos Soares, Manoela dos Anjos, Maria Tereza Gomes, Odinaldo da Costa, Patrícia Godoy, Patrícia Osses, além de Rubens Pileggi e Selma Parreira, que assinam a curadoria, também.

SINTOMAS ESTÉTICOS DO PLURAL NA GALERIA DA FAV

Exposição de obras dos professores de Artes Visuais da FAV.

A partir de uma primeira edição, realizada em 2014 e compreendendo que a pesquisa dos professores de Artes Visuais passa pela produção tanto de obras como pela produção intelectual, os professores Rubens Pileggi e Selma Parreira reúnem seus colegas do curso de Bacharelado para apresentarem a mostra “Sintomas Estéticos do Plural 2”, a partir do dia 10/10, terça-feira, às 9:40 horas, na galeria da Faculdade de Artes Visuais (FAV), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A mostra traz uma seleção eclética de temáticas, abordando tanto a memória quanto o corpo humano e a cidade.  Tal como na temática, os meios expressivos são diversos, indo desde a gravura, passando pela pintura, a escultura, até objetos e instalações de arte.  Para os dois professores que fazem a curadoria da exposição, o enfoque não recai tanto nas apresentações de obras e pesquisas já acabadas, mas em processos e exercícios que cada um vem desenvolvendo como professor e artista, ao mesmo tempo.

O nome da exposição busca fazer uma relação metafórica entre arte e cirurgia, pensando até que ponto o agrupamento das obras revela um conjunto cujas partes estão em relação umas com as outras, ou, até que ponto podemos aproximá-las, tornando este corpo cada vez mais coeso e íntegro. “Sintomas Estéticos do Plural” também aponta para o fato de que os artistas emprestam seus pincéis, suas câmeras, seus bisturis, suas mãos e seus olhos para realizarem operações de sentido estético. Uma operação, porém, sem anestesia e para qual não existe nenhum método pré-estabelecido.

Dentre as estratégias apresentadas pelos artistas, o trabalho da professora Maria Tereza Gomes é um dos que fogem aos meios tradicionais das técnicas artísticas, uma vez que ela servirá infusões com folhas e plantas na abertura da mostra, a partir de sua pesquisa com a comunidade Kalunga, em Cavalcante. Com uma obra processual, Marcos Soares trabalhará com escoras de construção civil, realizando várias ações, durante o tempo da exposição, em alguns pontos determinados do Campus Samambaia, em colaboração com seus alunos.

Além deles, aceitaram participar da presente mostra os professores Adriana Mendonça, Edgar Franco, Eliane Chaud, Glayson Arcanjo, José Cesar Teatini Clímaco (ZéCésar), Manoela dos Anjos, Odinaldo da Costa, Patrícia Godoy, Patrícia Osses e os próprios curadores da exposição: Rubens Pileggi e Selma Parreira.
Assim, ao mesmo tempo em que as questões colocadas pela primeira versão da mostra se aprofundam, outras se abrem, estabelecendo diálogos, debates e questões contemporâneas que a arte também manifesta, como sintoma, principalmente em tempos de crise, como vivemos agora.

Serviço:

Sintomas Estéticos do Plural 2

Exposição do corpo docente do curso de Bacharelado em Artes Visuais da FAV/UFG

Abertura com apresentação das obras pelos artistas: 10 de outubro

Período de exposição: de 10 de outubro a 14 de novembro

Endereço: Avenida Esperança s/n, Campus Samambaia - Prédio da EMAC. CEP 74690-900, Goiânia, GO.

Horário de funcionamento: segundas e sextas-feiras das 8h às 18h; terças, quartas e quintas-feiras das 14h às 18h.

Entrada franca.

e-mail: galeriadafav@gmail.com